Famosos Desconhecidos 2: Joaquin Rodrigo

Eu tenho certeza de que você já ouviu esta melodia, mesmo sem nem saber quem é você:

Essa espetacular melodia, delicadamente trabalhada em cada cantinho da orquestra para dar ainda mais frio na espinha, é uma pérola do compositor espanhol Joaquin Rodrigo (1901-1999). Trata-se do 2º movimento, marcado “adagio”, do seu famosíssimo concerto para violão, chamado Concierto de Aranjuez, escrito em 1939. O concerto procura caracterizar musicalmente a cidade de Aranjuez, ao sul de Madri, Espanha.

Duas coisas que achei impressionante quando li mais sobre esse concerto foram:

1) Rodrigo era praticamente cego de nascença, e, ainda assim, era um pianista muito habilidoso.

2) Para os padrões da música erudita, o concerto é super hiper mega recente. Ainda mais se considerarmos que, em 1939, fazer música bonita estava fora de cogitação. Já tinha vigência a horrorosa lei segundo a qual quando mais inaudível a música, maior sua “qualidade”.

E uma curiosidade: eu mesmo só fui ouvir essa melodia pela primeira vez numa gravação (de origem duvidosa, aliás) de uma apresentação dos deuses John McLaughlin e Paco de Lucia, em que executavam uma música chamada Spain. Trata-se de um longo e (óbvio) virtuosístico improviso a dois violões sobre essa melodia. E a segunda vez foi graças ao Chick Corea, que trabalhou o tema na loooonga obra também chamada Spain.

Como estou com preguiça de escrever extremamente ocupado com questões da mais alta importância nacional, paro por aqui, com a sugestão de uma visita ao site oficial de Joaquin Rodrigo, site que é excepcionalmente bem organizado e arrumadinho. E, por favor, não deixem de ouvir o concerto inteiro. Vale muito a pena.

Mas cabe explicar porque escolhi Rodrigo como a seqüência: é que no “Famosos Desconhecidos” anterior, eu comentara com o Brandizzi que um pedaço da melodia do concerto de Khachaturian me lembrava essa melodia manjada de Joaquin Rodrigo.

Ah, sim, estou de volta. Eu acho.

2 Responses to “Famosos Desconhecidos 2: Joaquin Rodrigo”


  1. 1 Hugo Albuquerque January 15, 2012 at 19:30

    Coisa mais linda, HWB 🙂


Leave a Reply

Últimas piadas

Calendário gregoriano

January 2012
M T W T F S S
« Oct   Feb »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Almas perdidas

  • 9,910 almas

