Newsroll 3 – A capa da Veja

Este newsroll, diferente dos 2 precedentes, não será crítica a uma matéria, e sim uma pequena divagação inspiarada pela capa da Veja desta semana:

Em primeiro lugar, isso quase prova que não existe aparelhamento de Estado coisa nenhuma, e nem gravação de assessor “cansado de fazer dossiê”. Se existisse, a Veja estaria insistindo na apuração desses escândalos. Mas, não, está aí, fazendo matérias sobre, er, sei lá. Ela mesma não levou adiante os próprios “escândalos”. Forte indício de que foram fabricados, puros factóides.

Agora, quanto à capa: Isso é uma manifestação, entre muitas, de um culto exagerado a… “À beleza exterior?” Não! É pior ainda: é o culto a um tipo peculiar de beleza exterior – a saber, aquela que for ditada pela moda. Por enquanto, num Brasil de loiras gostosas (tá bom, tá bom) apresentadoras de programas infantis, não é à toa que esse padrão tende à mulher magérrima e loiraça, ainda que feia. O que importa é que seja loira.

E ainda por cima, quantificar essa beleza é pior ainda. Pior porque estabelece uma hierarquia: a minha beleza foi medida como sendo maior do que a sua. Eu tenho uma superioridade quantificável sobre você. Lembra o Chatíssimo, ops, digo, Admirável Mundo Novo, em que até a aparência física reflete a casta da pessoa.

Eu já achava o QS (quociente espiritual) e o QE (quociente emocional) suficientemente patéticos. Agora, agüentar ainda um QB é dose. Felizmente, o QS e o QE parecem ter sido modismos, pois nunca mais ouvi falar deles. Alvíssaras!

Enquanto a gente brinca de medir o nerdismo ou o nível de heresia é uma coisa. Porque é só brincadeira. Quando uma revista estabelece, quase normativamente, que devemos determinar nosso QB e aumentá-lo, é outra coisa. A Veja, assim (e para variar) estimula uma frugalidade condenável.

Advertisements

0 Responses to “Newsroll 3 – A capa da Veja”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Últimas piadas

Calendário gregoriano

January 2011
M T W T F S S
« Dec   Feb »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Almas perdidas

  • 9,910 almas

%d bloggers like this: