Sugestões para deputados estaduais por São Paulo


 São tantas opções!

Todas, simplesmente todas as pessoas com quem conversei enfrentaram dificuldades em escolher um nome, ou pelo menos um critério de escolha, para deputado estadual por São Paulo. Não deveria ser assim, já que, nestas eleições, trata-se do cargo mais próximo do eleitor, em tese.

Enfrentei essa dificuldade usando alguns critérios e muito tempo livre. Assim, espero ajudar vocês, 0,5 leitores, que não necessariamente tiveram esse tempo. Vamos aos critérios.

Meu voto para governador é no Mercadante. Assim, 1) pesquisei no site do TSE apenas candidatos do próprio PT. Fi-lo porque acho mais seguro votar num candidato do mesmo partido do candidato a governador do que num de um partido coligado, e porque não dava tempo de olhar tudo mundo. Do mesmo modo, se você vai votar no Skaf ou no Russomano, sugiro priorizar os deputados estaduais do PSB e do PP, respectivamente.

Já é gente pra caramba. Apliquei, assim, um segundo filtro: 2) quem não tinha site era automaticamente excluído. Dadas as minhas condições, não tenho como ficar indo atrás de cada um dos candidatos. Assim, fiz meio que uma cruel seleção natural, pela qual quem não se ligou na internet já não merce meu voto. E ainda, quem não tem site, para mim, dadas as referidas condições, ser-me-á um eterno desconhecido. Posso ter cometido injustiças contra bons candidatos que não tiveram recursos suficientes do partido para montar o site, mas é uma injustiça necessária. Sem contar que há casos, como a tal da Cristina da USP que é técnica em informática e não tem site próprio, que não têm desculpa.

3) Dos que têm site, excluí os que tinham propostas genéricas demais (“lutar contra a pobreza”, “valorizar os professores”, “lutar contra os pedágios”, “JUSTIÇAAAA!!!!!”, “valorizar escolas técnicas” blá blá blá blá blá blá) e os que nem propostas tinham. O motivo é óbvio: quanto mais específicas forem as propostas, mais o candidato pode ser cobrado. É fácil para um deputado dizer “eu lutei pela JUSTIÇA, como prometi em campanha”. Mas se o cara prometeu, digamos, a instituição de bônus ambientais para os municípios da região XPTO e não fez nada a respeito, é mais fácil colocá-lo na parede. Ou até, se for o caso, trocá-lo por outro.

4) Por fim, adicionei o candidato Fausto Figueira porque, a despeito de não ter “propostas” no site, recebeu uma indicação muito entusiasmada de uma amiga minha em quem confio cegamente.

O resultado, minha “lista de pré-candidatos”, é este (a ordem é alfabética):

1)      Denise Erbella, 13331 – http://www.deniseerbella.com.br/site1/

2)      Donisete Braga, 13913 – http://www.donisetebraga.com.br/2010/

3)      Edinho Silva, 13113 – http://www.edinhopt.com.br/

4)      Ênio Tatto, 13114 – http://www.eniotatto.com.br/

5)      Fausto Figueira, 13713 – http://www.faustofigueira.com.br/

6)      Geraldo Cruz, 13147 – http://www.geraldocruz.com.br/

7)      Professor Matias Vieira, 13227 – http://www.professormatiasvieira.com.br/

8)      Simão Pedro, 13134 – http://www.simaopedro.com.br/

******************
UPDATE

Como estou num momento magritteano, inseri agora (28/09, 23:12) sua Golconde (1953) para ilustrar o post.

Advertisements

2 Responses to “Sugestões para deputados estaduais por São Paulo”


  1. 1 Arthur Bragança September 28, 2010 at 22:07

    Gostei do método de escolha! Complicado, mas interessante.

    Vou olhar os sites e depois dou um pitaco aqui. Mas na média acho que decidir em quem votar em deputado estadual é difícil na maioria dos estados. A maioria dos bons quadros tenta ‘voar’ mais alto e ir para o congresso que tem mais visibilidade e mesmo mais possibilidades de influenciar políticas.

  2. 2 ANDRE October 1, 2010 at 22:23

    COLEGA….DEPOIS QUE LI QUE SEU CANDIDATO A GOVERNADOR ERA O MERCADANTE, ACHO QUE VOCE TEM MAIS QUE FAZER PESQUISA MESMO, PORQUE SE LESSE JORNAL E FOSSE BEM INFORMADO, JAMAIS VOTARIA NUMA PILANTRA DESTES….


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Últimas piadas

Calendário gregoriano

September 2010
M T W T F S S
« Jul   Oct »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Almas perdidas

  • 9,926 almas

%d bloggers like this: